A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete entregou à população a Praça CEUs – Centro de Artes e Esportes Unificados, localizada no bairro Rochedo. A inauguração foi realizada com a presença de autoridades e uma expressiva participação de moradores dos diversos bairros que estão no entorno da praça e de outros locais da cidade.
O senhor Alfredo Bertini, secretário de Infraestrutura do Ministério da Cultura destacou que no Brasil existem mais de trezentos projetos ainda paralisados e que a Praça CEUs de Lafaiete é a de número 157 a ser inaugurada. Ele elogiou a beleza e capricho do local e destacou que a preservação e sustentabilidade deverão ser compartilhadas entre a Prefeitura e a população.
Já o deputado estadual Glaycon Franco enalteceu o trabalho do prefeito de Lafaiete, Mário Marcus, ao concluir a obra: “Sabemos como é difícil um prefeito concluir obras em épocas de crise. Mas o senhor tem superado todos os obstáculos. Não posso deixar também de parabenizar os familiares do senhor Oromar Salomé de Miranda, um homem de bem, que cede seu nome para um espaço que eu acredito sinceramente que poderá servir, não só como centro de lazer, mas também de formação dos nossos jovens e adultos.”
Ao se pronunciar, o prefeito Mário Marcus não conteve a enorme satisfação e emoção ao entregar o espaço para a população. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje como prefeito de Lafaiete entregando mais esta obra”.
O prefeito exaltou ainda o senhor Oromar Salomé de Miranda cujo nome fora escolhido pela comunidade para denominar a praça e agradeceu a presença de seus familiares.
Segundo Mário Marcus, “o exercício de superação que culminou com a inauguração da praça, foi fruto de um esforço conjunto, da dedicação de várias pessoas de diversos setores e, sobretudo, da consciência política da atual administração, que tão logo conheceu o projeto, colocou-o como uma de suas prioridades. Foram 16 meses de gestão, para declarar concluída esta obra e agora entregá-la com louvor à população da região do bairro Rochedo, da cidade de Conselheiro Lafaiete, que se torna, num universo de 853 municípios mineiros, a 21ª cidade a possuir esse espaço público”, concluiu.
Praça CEUs Oromar Salomé de Miranda
As Praças CEUs – Centro de Artes e Esportes Unificados integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
A praça pressupõe a integração entre diversos setores das políticas públicas: cultura, assistência social, educação e esportes.
Para a implantação da Praça CEU Oromar Salomé de Miranda, foram fornecidos pelo Ministério da Cultura os projetos arquitetônicos de referência, desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial, tendo sido escolhido como modelo para Conselheiro Lafaiete a praça com dimensão de 3.000m2, que conta com biblioteca, cineteatro para 60 lugares, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate, quadra esportiva coberta, playground e pista de caminhada.
São 12 os bairros diretamente beneficiados pela Praça CEUs: Bela Vista, Jardim das Flores, Jardim do Sol, Moinhos, Progresso, Real de Queluz, Rochedo, Santa Clara, Santa Maria, São José, União e Vila Rica.
FONTE: FATO REAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário