Neymar seguirá a mesma rotina, apesar da rejeição, do fracasso, das piadas, das ironias. Seu pai continuará administrando toda sua vida. É intocável
- por COSME RÍMOLI
Do R7
Vice da Coca-Cola defende a demissão imediata do pai de Neymar
Reprodução/Instagram
"Neymar, senta aí.
"Precisamos ter uma conversa séria a sós.
"Neymar Pai, você pode nos deixar a sós por meia hora? Só meia hora por favor!
"Vocês também, parças. Todos vocês 17 precisam sair daqui.
"Bruna, isso inclui você também. Aproveita e leva o filho dele com você e segure ele lá fora.
"Neymar Pai… Eu estou te vendo atrás da cortina. Preciso de um tempo com seu filho. Só meia hora. É para o bem dele.
"Neymar, larga o telefone e para de tirar selfies agora. Não dá pra conversar assim. Neymar Pai… se você não sair de trás do sofá agora eu não posso ajudá-lo. Aproveite e leve a sua filha com você. E avise o Kobe Bryant e os outros atletas que a Nike paga para promovê-lo nas mídias sociais para pararem de ligar um pouco.
(Porta fecha.)
"Neymar: foco! Dá o telefone aqui. Seus cem milhões de seguidores no Instagram não vão te abandonar se você não postar nada na próxima meia hora.
(Porta abre.)
"Não, Neymar Pai, ainda não acabamos.
"Não passaram nem dois minutos!
(Porta fecha.)
"Neymar, o negócio é o seguinte: Eu não entendo nada de futebol e não estou capacitado a te dar nenhum conselho do que fazer nos campos. Isso você sabe muito bem. Você é um fenômeno. Um gênio. Sou um grande fã e torço pelo seu sucesso no Paris Saint-Germain e, principalmente, na seleção brasileira.
"Mas toda essa gente aí fora não está sendo sincera com você. Você tem um problema sério e, se não se cuidar, vai acabar ficando sem nenhum patrocinador.
(Barulho na janela.)
"Neymar Pai, eu estou te vendo aí fora pela janela… Isso é realmente necessário?
O pai de Neymar toma todas as decisões sobre a carreira. Até onde o filho jogará
Reprodução/Instagram
"Se você não se importa com nada disso é melhor me avisar agora. Pelo menos eu não perco mais meu tempo com você.
Falei isso pro Ronaldinho Gaúcho e para o Adriano Imperador, mas eles duvidaram de mim. Agora estão aí, um jogando futsal na Índia e o outro… deixa pra lá. É isso que você quer pro seu futuro?
Falei isso pro Ronaldinho Gaúcho e para o Adriano Imperador, mas eles duvidaram de mim. Agora estão aí, um jogando futsal na Índia e o outro… deixa pra lá. É isso que você quer pro seu futuro?
"Sei que o Paris Saint-Germain te paga uma fortuna. Muito merecido pelo que você é capaz de fazer dentro dos campos. Mas uma hora isso acaba e sua imagem é tudo que restará.
"Hoje, qualquer patrocinador escolherá o Hazard, o de Gea ou o Mo Salah antes de pensar em você. Isso sem falar no Cristiano, no Buffon e no menino Mbappé.
"Se as coisas não mudarem, sua marca pessoal vai para o beleléu.
"Depois dessa Copa, quem pensa em Neymar pensa em fingimento, jeitinho, farsa. Estes são atributos que nenhuma marca quer associada a si.
"Veja a situação do Kaká: muitos consideram você mais talentoso do que ele nos campos, apesar de ele ter ganho a Copa do Mundo e a Bola de Ouro. Independentemente da opinião alheia, você tem muito o que aprender sobre administração de carreira e imagem com ele. Ele sempre foi um produto sensacional de marketing. Representa as melhores marcas do mundo e continua relevante anos depois de parar de jogar profissionalmente.
(Porta abre.)
"Não, Neymar Pai, não queremos beber nada.
(Porta fecha.)
Cantona, um dos maiores ídolos franceses, ironiza o cabelo de Neymar na Copa
Reprodução/Instagram
"Antes que eu acabe, precisamos falar do seu pai. Chegou a hora de demiti-lo. Não como pai, mas como agente. Chegou a hora de você contratar um profissional para cuidar da sua carreira. Você é muito valioso para ser tratado assim.
"Veja o Beckham, o Zlatan, o Pogba… Você vê alguém da família dizendo o que eles podem ou não podem fazer? Exigindo dormir no hotel onde eles se concentram com suas seleções? Muito pelo contrário. Eles são assessorados pelos melhores. Gente que defende seus interesses, mas também os ajuda a serem melhores dentro e fora dos campos.
"Sem falar que “Neypai” é a denominação mais ridícula do futebol mundial. Chegou a hora de você deixar de ser o “Júnior” e passar a ser o único Neymar no mundo que realmente importa.
"Pelo bem da sua marca e do seu futuro comercial, demita seu pai.
(Porta abre.)
"Pode entrar, Neymar Pai.
Acho que chegou a hora de vocês dois terem uma conversa.
"Eu seguro o pessoal lá fora."
(Texto publicado na revista especializada em marketing e propaganda, "Meio e Mensagem." A autoria é do vice-presidente global de patrocínios e eventos da Coca-Cola, Ricardo Fort)
A ironia teatral, com pitadas de realidade, escrito pelo executivo da Coca-Cola, mostra uma situação que está sendo explorada por inúmeros veículos de comunicação. A parceria entre Neymar e seu pai. E as consequências.
Está cada vez mais claro que 'Neypai' não consegue o afastamento emocional necessário para admistrar a carreira de 'Juninho', como ele trata o filho.
Mas essa relação não irá mudar.
Pelo menos quem garante é o próprio pai do jogador.
Ele assegurou a pessoas do estafe do atleta que continuará no comando. Tomando as decisões mais importantes, como em qual equipe ele jogará, como as empresas que fará propaganda. E quando ele falará com jornalistas. Se possível escolhendo quem merece colocar o gravador ou microfone perto da boca do filho.
Não há a menor possibilidade que entregue a carreira de Neymar para ser gerida por ninguém. Não pretende e nem se afastará de tudo que cerca seu filho.
O máximo que permitirá é que pessoas muito amigas colaborem.
Gil Cebola. Melhor amigo e responsável pela divulgação de imagens de Neymar
Reprodução/Instagram
Como Gil Cebola.
Melhor amigo do jogador e seu fotógrafo pessoal. É ele quem aprova as imagens que serão divulgadas do atacante. Está em todo lugar que Neymar estiver.
Além de Cebola, há outras pessoas. Como o ex-jogador Ronaldo Fenômeno. Comentarista da Globo e embaixador do Real Madrid, e com excelentes contatos publicitários, é muito bem-vindo.
Assim como seu ex-sócio da 9ine. O publicitário Marcus Buaiz, dono da Act1on, agência que, como a extinta 9ine, cuida da carreira de famosos. A Folha de São Paulo revela que foi ele quem levou a a Johnson & Johnson para uma campanha milionária para a marca Listerine.
O surfista campeão mundial Gabriel Medina aproximou o atacante e seu pai da agência Go4it, também especializada em administrar carreiras, buscar patrocinadores e cuidar da imagem de celebridades.
Acontece que a última palavra segue de Neymar pai.
Como foi ele quem aprovou a propaganda da Gillette, onde seu filho leu um texto publicitário que pedia desculpas pelo fracasso na Copa. Mas ganhou dinheiro por cada palavra que pronunciou, já que é contratado da empresa.
Ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com Lewis Hamilton, que demitiu o pai, Anthony, Neymar não tem a menor intenção de tirar o seu genitor do comando da sua vida profissional.
"Tudo é por conta dele, só trato de jogar futebol", repete o jogador.
Pesquisas mostram que sua rejeição só cresce.
Mas ele não está preocupado.
Segue com seus 201 milhões de seguidores nas redes sociais.
Com comentários censurados, onde críticas não passam.
Nas suas redes sociais, nas do pai, da mãe, da irmã, da namorada.
Para seu pai não há motivo para mudar a imagem que o mundo tem de Neymar
Reprodução/Instagram
Apesar do fracasso, da rejeição, das piadas, das simulações, do 'esquecimento' na lista dos dez melhores jogadores do mundo da Fifa, nada mudará.
Neymar seguirá deixando todas as decisões para seu pai.
Mesmo tendo 26 anos e sendo pai de David Lucca, de seis.
Prefere seguir vivendo dentro de uma bolha...
FONTE: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário