As chuvas que caíram intensamente em Minas Gerais no início de 2020 praticamente recuperaram os reservatórios de água dos grandes rios, principalmente o Lago de Três Marias, no Velho Chico. O reservatório da Usina Hidrelétrica, localizada na cidade de mesmo nome da região Central de Minas Gerais, atingiu nível de água acumulada que não se via há oito anos. O volume útil da represa alcançou 88,6%, em março de 2020, melhor resultado desde 2012, quando estava em 89,2%. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil.
Em abril de 2021, o nível atingido da capacidade de armazenamento da represa de Três Marias ainda é um dos melhores do país, com 71,86% de volume útil. Somente em 2009, com nível de 93,4%; 2007 (89,7%); 2012 (89,2%) e 2020 (88,6%), os números desse lago que é um dos principais reservatórios da bacia hidrográfica do rio São Francisco foram superiores ao patamar atual.
Embora o volume de chuvas tenha diminuído em relação ao mesmo período do ano passado, a expectativa é que o nível do reservatório se mantenha estável até a entrada do período de seca, quando há uma redução do nível de todos os reservatórios. Isso significa que o médio e baixo São Francisco terão fartura de água durante todo o ano de 2021, o que, certamente, melhorará as opções de pesca e também de turismo em cidades como Três Marias, Pirapora, Ibiaí, São Romão, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Januária e Manga.
FONTE: JORNAL CORREIO DA CIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário