O maior rally das Américas teve início nesta sexta-feira, 11 de agosto. Partindo de Petrolina (PE), serão 3.793 quilômetros, passando por três estados do Nordeste: PE e BA, até a chegada, em Praia do Preá (CE).
Depois de realizar o maior rally do mundo em 2022, O Rally dos Sertões chega a sua 31ª edição com o lema “Nosso Palco é o Brasil”, e com isso mantém sua parceria e compromisso com ações ambientais e educacionais. Um dos 7 atos de sustentabilidade encabeçados, contará com a parceria da Lwart Soluções Ambientais, que fará pela segunda vez a gestão ambientalmente correta do óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) dos veículos em todo o rally. Para a etapa de Petrolina, a Lwart também realizará a gestão de resíduos sólidos contaminados gerados durante a prova.
Como parte de uma ação de conscientização ambiental e ajudando a manter essa aventura sustentável, o OLUC dos veículos participantes terá o destino correto por meio da coleta realizada pela Lwart. De acordo com Rodrigo Maia, diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais, essa ação tem o objetivo de reafirmar a importância da correta destinação desse resíduo. “ É de grande importância para nós como empresa promover agendas positivas de educação ambiental, como nossa atuação no Sertões. Essa parceria nos dá, mais uma vez, a oportunidade de ampliarmos a conscientização sobre a importância do correto armazenamento, manuseio e destinação do OLUC, um resíduo perigoso e altamente contaminante”, comenta Maia.
O óleo lubrificante usado é um resíduo Perigoso Classe I, segundo a NBR-10004, uma vez que os danos à saúde e ao meio ambiente, se destinado incorretamente, são significativos. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins.
Outro fato para se atentar é que segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Cetesb. Esses metais possuem alto grau de toxidade e são prejudiciais à respiração.
A Lwart possui 18 centros de coleta espalhados por todo o Brasil, sendo que três deles estão localizados no nordeste e servirão como base para o armazenamento do resíduo coletado no Rally dos Sertões. Além dos centros de coleta, a Lwart possui em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado. A empresa é líder no setor e a primeira rerrefinadora da América Latina a produzir óleos básicos de alto desempenho, do Grupo II. “Todo OLUC coletado durante o Rally dos Sertões será rerrefinado, retornando para o ciclo produtivo de óleos lubrificantes como óleo básico GII em um processo que não gera resíduos”, finaliza Maia.
*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)
Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).
Sobre Lwart Soluções Ambientais
Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado e a única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II), a partir do óleo lubrificante usado. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comercias e industriais. A Lwart Soluções Ambientais possui duas plantas, sendo uma para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), e outra especializada em resíduos sólidos, localizada em Piracicaba (SP), bem como 18 centros de coleta espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 45 mil clientes todos os anos. Mais informações em www.lwart.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário