Recém completos 10 anos da reforma da nova da Arena da Baixada, além de CT do Red Bull Bragantino e Arena Grêmio revelam nova tendência
Curitiba, agosto de 2024 – A instalação de cobertura com iluminação natural em estádios de futebol e arenas esportivas se tornou uma tendência cada vez mais popular nos últimos anos. Uma escolha, que além da estética, passa por outros benefícios que impactam positivamente tanto os atletas e torcedores quanto o meio ambiente e a economia do local.
No Brasil, um dos pioneiros na instalação de equipamentos que estejam alinhados a essa prática é a Ligga Arena, do Athletico Paraense, que há 10 anos inaugurou sua reforma para a Copa do Mundo daquele ano.
Com um design inovador, divididos entre cobertura fixa e retrátil, venezianas Luxvent com aletas em policarbonato para ventilação natural e revestimento em LuxWall, a solução para a obra daquela ocasião proporcionou ao estádio uma iluminação natural acima da média, além de contribuir para a economia de energia e a criação de um ambiente mais arejado e confortável para os torcedores.
A principal vantagem da iluminação natural é a redução no consumo de energia elétrica, proporcionando uma economia significativa nos custos operacionais do estádio. A entrada de luz solar durante o dia diminui drasticamente a necessidade de iluminação artificial, o que se traduz em contas de luz mais baixas e menor impacto ambiental. No caso do Athlético, a intervenção ainda proporciona maior economia com a ventilação natural.
"A Arena se tornou um símbolo da cidade, palco de grandes eventos esportivos e culturais, e um modelo de sustentabilidade e inovação em construção civil. Instalamos mais de 40 mil metros quadrados de policarbonato no local, divididos entre cobertura fixa e retrátil e venezianas", explica Cássio Pisssetti, diretor técnico e comercial da Engepoli, empresa com 25 anos de experiência e líder em soluções inovadoras para Iluminação e Ventilação Natural e responsável pela instalação desses materiais na Ligga Arena.
Efeitos que beneficiam os atletas
A luz natural contribui para a redução da fadiga ocular, previne cansaço e dores de cabeça, e melhora a percepção de cores e detalhes, otimizando o desempenho dos jogadores e a experiência dos espectadores.
A cobertura com ventilação natural promove a circulação de ar fresco no interior do estádio, criando um ambiente mais arejado e confortável para todos os presentes. Isso contribui para a redução da temperatura em dias quentes, tornando o local mais agradável e seguro, principalmente em climas úmidos ou com temperaturas elevadas ou mais frias, proporcionando conforto térmico.
A Engepoli já possui diversos projetos semelhantes em seu portfólio, como a instalação de policarbonato no anel central da Arena do Grêmio e a construção do Centro de Treinamento da Red Bull Bragantino. A empresa também está em constante busca por novas oportunidades de atuação em estádios e outros projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável das cidades.
"Temos nos destacado devido a nossa capacidade técnica e de recursos para executar grandes obras como essas em praças e arenas esportivas, que além de embelezarem tais locais, contribuem para melhor conforto e desempenho físico desses atletas", comenta Pisseti.
Sobre a Engepoli
A Engepoli é uma empresa de soluções para iluminação e ventilação natural de destaque no cenário brasileiro e mundial. Ela oferece serviços certificados e patenteados para empresas, com foco em sustentabilidade, para desenvolver projetos únicos que visam a economia de energia elétrica e o conforto de ambientes. É a única empresa brasileira que oferece sistemas de iluminação natural com 80% de transmissão de luz visível, o nível mais alto do mercado nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário