Por Leopoldo Ruíz, Diretor Regional para a América Latina da Axis Communications
Este mês tem sido uma temporada esportiva bastante ativa e empolgante para todos nós. Independentemente do esporte, não podemos negar que esses eventos nos unem e nos proporcionam momentos memoráveis com a família e os amigos. No entanto, no último fim de semana, no final da Copa América 2024, milhões de nós passamos por uma situação estressante, devido à falta de contenção e controle das milhares de pessoas que invadiram, algumas violentamente, o Hard Rock Stadium em Miami, Flórida, não querendo perder essa final tão esperada.
Como espectador, esse cenário caótico foi doloroso de assistir, pois era evidente que as autoridades locais estavam sobrecarregadas pelos participantes que agiram dessa maneira. Como líder de uma empresa de tecnologia de vigilância por vídeo e especialista em segurança, isso me leva a pensar na necessidade cada vez maior que os estádios e as instalações esportivas têm de tecnologia e soluções inovadoras que apoiem a prevenção, a detecção e o monitoramento pós-fato desses tipos de incidentes.
Os eventos em que são esperadas grandes multidões de todo o mundo, como as Olimpíadas de 2024 em Paris ou a Copa do Mundo de 2026, por exemplo, tornam-se um desafio altamente complexo e, sem o pessoal ou as ferramentas certas para avaliar e gerenciar com eficácia as situações de risco, qualquer eventualidade pode se transformar rapidamente em uma desgraça.
Nas últimas três décadas, as soluções de segurança e vigilância por vídeo foram aperfeiçoadas para reduzir os riscos e controlar melhor as grandes multidões. Com o aumento da tecnologia e o crescimento exponencial do uso da Inteligência Artificial, temos sistemas avançados que proporcionam aos organizadores um alto nível de segurança e proteção de diferentes ângulos e perspectivas, dando a eles a capacidade de prevenir e gerenciar com eficácia situações semelhantes às que ocorreram no final da Copa América, o essencial para a segurança e o sucesso de futuros eventos esportivos.
Acredito que soluções inovadoras e escalonáveis de IoT e câmeras ajudam a gerenciar um grande número de pessoas com o máximo de segurança e eficiência. Estou pensando em soluções de controle de acesso baseadas em IP que mantêm os espectadores nas áreas certas e garantem a proteção e a tranquilidade de jogadores e atletas. Alguns desses produtos são baseados em plataformas de software abertas, para as quais é muito fácil adicionar novas tecnologias. Os alto-falantes em rede são outra excelente ferramenta para o gerenciamento de multidões, fornecendo orientações e informações, especialmente em emergências.
Os avanços tecnológicos disponíveis para o setor esportivo estão na ordem do dia. Câmeras, dispositivos e análises incorporadas ajudam a otimizar os estacionamentos e o fluxo de tráfego nas instalações, além de resolver rapidamente casos de roubo e disputas de atendimento ao cliente. Elas até ajudam a melhorar a visualização dos jogos. Equipes de vários esportes têm usado esse tipo de inovação para registrar a ação em campo e obter dados sobre seu desempenho.
O assunto é vasto e eu poderia gastar páginas falando sobre o quanto precisamos de tecnologia para evitar situações como as que vimos no último fim de semana. No entanto, a tarefa de segurança começa muito antes do início do evento e termina muito depois da saída do último participante. Por esse motivo, esperamos que este seja um alerta preventivo para os organizadores dos próximos eventos. Agora é o momento perfeito para se equiparem com as melhores soluções de segurança, para poderem realizar o melhor show possível, sem negligenciar a segurança dos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário