Personal trainer elenca as melhores opções para quem quer melhorar os resultados
O mercado fornece uma enorme variedade de suplementos alimentares que prometem desde o emagrecimento e o aumento de massa muscular até a prevenção de demências e uma pele mais jovem. Mas, diante de tantas opções, é difícil saber o que é realmente necessário para a manutenção da saúde e da forma física.
O profissional de Educação Física e personal trainer Leandro Twin, da Growth Supplements, preparou o que considera a lista de suplementos que podem fazer a diferença nos resultados de quem treina. Ele explica, no entanto, que suplementos não operam milagres, não são obrigatórios e que uma dieta balanceada e hábitos saudáveis são a base para qualquer pessoa. “É indispensável ter uma alimentação e hábitos adequados. A suplementação entra como um complemento para otimizar os resultados e não deve ser usada sem avaliação de um profissional”, observa.
O número 1 da lista é a creatina, uma aliada para quem busca potencializar a força nos treinos. Com 5g diárias, mesmo em dias sem treino, ela oferece um ótimo custo-benefício. Já a beta-alanina, com a mesma dose diária, é ideal para treinos com maior número de repetições.
Suplementos devem ser usados com orientação profissional
O whey protein, o queridinho dos suplementos, deve ser visto como um aliado para alcançar a quantidade ideal de proteína diária, especialmente para quem enfrenta dificuldades com a alimentação. Leandro recomenda o concentrado na maioria dos casos, deixando o isolado para intolerantes à lactose e o hidrolisado para casos específicos de dificuldades digestivas. “Aqui é importante calcular a quantidade diária necessária de proteína de acordo com a rotina de cada um, por isso é sempre importante um acompanhamento profissional”, comenta.
Twin explica que o pré-treino pode ser estratégico para aqueles dias de maior cansaço. "Se você precisa de pré-treino todo dia para treinar, talvez você tenha que rever sono e alimentação", diz.
Para quem busca queima de gordura e aceleração do metabolismo, os termogênicos podem ser uma boa opção, mas devem ser usados com cautela e indicados por nutricionistas. O recomendável é o consumo de 30 a 60 minutos antes do treino.
Whey protein é o queridinho dos suplementos
A cafeína, presente nos termogênicos e pré-treinos, pode ser consumida separadamente em cápsulas, sendo uma alternativa mais econômica para quem quer mais energia.
A glutamina, diz Twin, atua principalmente na saúde intestinal. É uma excelente opção para quem sofre com problemas gastrointestinais, podendo ser uma alternativa aos probióticos. “É importante deixar bem claro que cada um tem uma necessidade específica e o suplemento deve ser consumido com orientação profissional para que ele seja mais efetivo e realmente faça o feito esperado, caso contrário você estará jogando dinheiro fora”, completa Twin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário