O prato é o bacalhau do Vasco, criado pelo Velho Tiba, uma figuraça que há 47 anos serve a iguaria em seu restaurante.
Ele contou que a ideia surgiu quando o Vasco da Gama, time do coração dele, saiu da fila do Campeonato Carioca em 1970. De lá pra cá, todo mês de dezembro ele reúne mais de 200 torcedores de todos os clubes pra saborear esse bacalhau. A receita você conhece no próximo sábado (16), no Bahia Meio Dia.
O quadro Panela de Bairro, do Bahia Meio Dia deste sábado (16), ensinou a fazer a receita do bacalhau do Vasco. O prato é acompanhado de maturi e servido com batata cozida e arroz.
Ingredientes
1 quilo de bacalhau desfiado e escaldado
200 gramas de maturi escaldado
2 cebolas roxas picadas
1 tomate picado
1 pimentão picado
2 folhas de louro
3 dentes de alho machucados
3 batatas picadas e cozidas
Coentro a gosto
1 colher de sobremesa de pimenta cominho
1 colher de sopa de corante
Meio copo de vinagre branco
Leite de 1 coco grande
Meio copo de azeite de dendê
Duas pimentas de cheiro (a que não arde)
Modo de preparo
Pega um quilo e meio de bacalhau e tira o sal na água gelada. Repete o processo três vezes, deixando o peixe de molho de duas em duas horas. Escalda e retira com cuidado toda espinha e pele, e depois o desfia. Machuca a pimenta cominho, o corante e meia cebola picada, tempera o bacalhau e reserva. Numa panela à parte, refoga o alho, 1 cebola picada e a folha de louro. Quando corar, coloca o restante da cebola, tomate, coentro e o pimentão picados, e refoga mais um pouco. Acrescenta o bacalhau temperado no refogado com um pouco de água. Enquanto mexe, acrescenta a batata cozida, o leite de coco e o dendê. Acrescenta o maturi, tampa e deixa cozinhar por 10 minutos. Pica as duas pimentas por cima e serve com arroz branco.
Serviço
Bar to Tibar
Rua Manoel Pedro da Silveira, Cruz das Almas - Bahia
Contato: (75) 3621-0792
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário