Depois de alguns anos sem disputar uma prova de duathlon de alto nível, Ernani de Souza (Clube Recreativo Dom Pedro II, Kailash, Cia da Saúde Lafaiete) voltou à modalidade conquistando um excelente resultado. O atleta foi simplesmente o campeão geral do Powerman Brasil, na distância sprint, que compreende 5 km de corrida, 30 km de bike e finaliza com mais 5 km de corrida.
O Powerman é uma franquia da modalidade duathlon que tem seu campeonato mundial realizado na Suiça geralmente no mês de setembro. No Brasil, o Powerman teve sua primeira edição em Florianópolis no ano de 2015 repetindo esta cidade sede no ano seguinte. Já em 2017, o evento se transferiu para Indaiatuba no interior paulista e por lá segue até os dias de hoje.
Segue a narrativa da prova segundo o próprio atleta: “Como algumas pessoas já devem saber abortei minha participação no Ultra Trail du Mont Blanc neste ano de 2018. Desta forma, refiz meu calendário e buscando novos desafios e provas que me tirassem da zona de conforto, me inscrevi no Powerman para relembrar temporadas passadas onde meu foco principal eram provas de duathlon. Voltar a fazer uma prova de duathlon com um nível elevado como o Powerman seria um desafio grande, principalmente por não estar treinando exclusivamente para esta modalidade, para quem deseja estar entre os primeiros colocados no geral não basta apenas estar treinando corrida e ciclismo, treinos específicos de transição também são importantíssimos e estes eu não faço a muito tempo. Depois de resolver participar da prova, ajustei os treinos para tentar chegar em condição de brigar por um top 10 no geral, afinal além de estar sem o ritmo desejado para uma prova de duathlon eu também não tinha a mínima ideia de quem seria meus adversários devido a estar fora do circuito de duathlon a muito tempo. Minha estratégia era de simplesmente equalizar os esforços nas duas disciplinas para não “quebrar” em momento algum da prova. Toda estrutura da competição foi montada dentro do velódromo municipal de Indaiatuba, sexta e sábado tivemos a entrega dos materiais de prova para os atletas, sábado também tivemos um duathlon kids para incentivar os mais jovem e no domingo o dia foi exclusivo para os adultos, a distância Classic teve sua largada as 07:30 e o Sprint as 07:40. Quado alinhei para largada estava tenso, não sabia como seria o desfecho deste dia de disputas, mas logo que foi dada a largada e as coisas começaram a melhorar… na altura do km 1 eu já estava na liderança junto com um atleta de Goiás, juntos fomos abrindo vantagem para os demais, próximo da transição para a bike o atleta que segui comigo Carlos Henrique atacou entrando na área das bikes alguns segundos na minha frente, porém dei o troco no início do pedal, Carlos se enrolou para calçar a sapatilha e eu aproveitei desta situação para ditar o ritmo da prova, uma característica interessante na prova de Indaiatuba e que o pedal e extremamente difícil, muitas subidas fortes, curvas acentuadas e também a proibição de pegar vácuo do seu adversário, lá não existe pelotão durante o percurso de bike sendo passível de penalização e até desclassificação se isso acontecer desta forma o pedal fica ainda mais seletivo, eu fiz bastante força na bike e consegui ampliar a minha vantagem. Sai para a última corrida com uma margem confortável para administrar os últimos 5 km e ser campeão geral do Powerman Brasil na distância Sprint.
Agora, Ernani segue concentrado para disputar a final da Copa Chaoyang Estrada Real de Mountain Bike que acontece em Itabirito nos dias 1º e 02 de setembro. O atleta aproveita a oportunidade para agradecer seus patrocinadores e parceiros da mídia na divulgação de seus resultados.
Fonte: Fato Real
Nenhum comentário:
Postar um comentário