Quando inscreveu as equipes da cooperativa Sicoob Copersul para competir em 12 das 13 modalidades esportivas do projeto Coopsportes de 2023, desenvolvido pelo Sistema Ocemg, a analista de comunicação e marketing, Amanda Valenzi Teixeira, tinha um propósito. Incentivar a prática de esporte e, ao mesmo tempo, a integração entre colaboradores, cooperados e dirigentes da sua unidade. Para garantir o sucesso da iniciativa, ela ajudou a promover o que o cooperativismo faz de melhor, a união de forças. Assim, o Sicoob Copersul se juntou à cooperativa educacional Cootec, de Três Pontas, para compor uma delegação conjunta e, com ela, chegar mais longe no objetivo de se classificar para as finais dos torneios. Nasceu, dessa forma, a equipe “Cooperação Campeã”.
O objetivo foi alcançado, e as cooperativas, juntas, foram além. Das 12 equipes inscritas, nove se classificaram para a final e duas subiram ao pódio – a de futebol society, campeã estadual, e a de futsal, que se tornou vice-campeã do torneio. “Juntas, as cooperativas entraram com mais garra e força. Mas o maior benefício, com certeza, foi a integração entre os atletas, pois o projeto promoveu a amizade entre as pessoas”, diz Amanda, que é chefe da delegação.
Quem conhece o cooperativismo sabe que ele extrapola a economia e os negócios, e que mais do que nenhum outro, caminha pari passu com a sustentabilidade e a responsabilidade social. O Projeto Coopsportes é uma boa demonstração dessa face do setor.
Criado pelo Sistema Ocemg, a iniciativa – que este ano completa duas décadas – tem o objetivo de despertar o interesse da comunidade pela prática do esporte e pelo cooperativismo. Ao mesmo tempo, busca estimular a interação dentro do mundo cooperativista, unindo colaboradores, cooperados e dirigentes de cooperativas mineiras. “Incentivamos as cooperativas a estabelecerem metas coletivas, buscando a qualidade de vida e a integração de quem participa, por meio do esporte”, explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
As cooperativas podem inscrever suas equipes em até 13 modalidades esportivas – buraco, dama, futebol society, futsal, peteca dupla masculino e feminino, queimada, sinuca, tênis de mesa, truco, vôlei trio masculino e feminino e xadrez. Os jogos acontecem em quatro classificatórias (Belo Horizonte, Poços de Caldas, Ipatinga, Uberlândia) e uma final (Belo Horizonte), com início em 13 de abril e término em 31 de agosto.
Desde que foi criado, o Coopsportes promoveu a integração de mais de 11 mil pessoas em competições. O programa tem também seu lado filantrópico: as inscrições acontecem mediante a doação de alimentos não perecíveis. Até hoje, 21 toneladas de mantimentos foram arrecadadas e doadas a instituições assistenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário