A sede global da instituição em Milão se uniu a entidades municipais da Itália para convidar jovens estudantes de design para vivenciarem as experiências no principal evento focado em design do mundo
O Istituto Europeo de Design, o IED, apresenta mais uma novidade para 2024: desta vez para incentivar jovens designers de todas as partes do mundo que possuem idades entre 18 e 30 anos, para fazerem parte da Milão Design Week, que acontece entre os dias 15 e 21 de abril na cidade conhecida como a capital mundial do design e da arquitetura.
Batizado como The Glitch Camp, o projeto procura atender a comunidade de escolas de Design de todo o mundo oferecendo hospedagens gratuitas nas instalações do Centro Esportivo Enrico Capelli Savorelli em parceria com a cidade de Milão e a Milanosport S.p.A, que é a entidade municipal responsável por gerir a maior parte das instalações públicas e adaptá-las para diferentes ocasiões. O objetivo é garantir que o maior número possível de jovens vindos de diferentes partes do globo possa visitar Milão durante a Design Week, que recebe também o Fuori Salone e o Salone del Mobile, que é a principal feira do mundo dedicada ao design de mobiliários.
Os estudantes interessados se inscreveram no site do IED para participaram de um edital que selecionou 100 jovens de diferentes partes do mundo para irem a Milão com acomodações totalmente grátis durante a Milão Design Week.
O The Glitch Camp é a oportunidade que emerge das complexidades da receptividade e que democratiza o acesso aos estudantes para vivenciarem essa experiência enriquecedora e transformadora para carreira de qualquer designer, principalmente os que estão em início de carreira. E como se não bastasse o objetivo de transformar o The Glitch Camp em um exemplo de inclusão social, ao tornar o universo do design e da economia circular mais acessível, oferecendo estadia gratuíta e de baixo impacto ambiental, o projeto conta ainda com equipamentos sustentáveis que foram doados pelas instituições parceiras para atender a todas as mais diversas necessidades do campus.
“Este ano o IED está aproveitando uma grande oportunidade, mudando o foco de sua participação na Semana de Design de Milão. Ao invés de “mostrar” nossas ações e novidades para quem já está no evento, resolvemos facilitar o acesso para que o maior número de possíveis jovens criativos possam vivenciar a experiência. O IED pertence a uma Fundação e temos o dever de dar uma contribuição tangível para que os estudantes de todo o mundo possam ter acesso facilitado as grandes oportunidades pela nossa cidade com o Salone del Mobile. Agradecemos a cidade de Milão e a Milanosport pela disposição e entusiasmo em apoiar nosso projeto”, comenta Emanuelle Soldini, diretor de operações do Grupo IED.
E como fruto desse conceito e estrutura, o designer amazonense Igor Lima, formato pelo IED Brasil em 2018 com o curso One Year Design de Mobiliário, foi convidado pela primeira vez para mostrar um pouco do seu trabalho e referências adquirida ao longo do período em que desenvolveu uma profunda compreensão do design de mobiliário, unindo técnica, teoria e criatividade. Na ocasião, o designer irá apresentar a peça Rocca, um aparador peça única que mede 1,65m de cumprimento, por 0,80m de altura e 0,40 de profundidade e que procura contar uma história por homenagear a riqueza natural e promover a harmonia com a natureza, construindo uma narrativa de tradição, beleza natural e design consciente.
Esta peça singular elaborada a partir de madeira cacheta é inspirada nas majestosas formações geológicas de Presidente Figueiredo na Amazônia e é profundamente significativa para o designer. “Este aparador evoca a beleza sinuosa e robusta das rochas amazônicas, o que reflete a essência da floresta e nos faz um convite para a reflexão sobre nossa conexão com o ambiente natural”, comenta Igor Lima. Outro detalhe importante sobre o mobiliário é que a experiência visual se transforma à medida em que se circula ao redor do Rocca. “O que a princípio parece uma estrutura robusta e imponente, aos poucos revela delicadezas, nuances e sombras que mudam com a luz e a perspectiva. Essa metamorfose visual enfatiza a ideia de que a natureza e a arte não são estáticas; elas vivem, respiram e mudam conforme a nossa interação com elas”, finaliza.
Esta edição do Salone del Mobile marca a primeira apresentação de um trabalho tão pessoal e conceitual de Igor Lima ao público, tanto no Brasil quanto internacionalmente e representa um marco significativo na trajetória do designer. Para Igor Lima, a revelação desta obra inédita não é apenas uma vitrine para o seu talento e visão artística; é também um testemunho do seu compromisso em criar peças que evocam a profunda conexão entre a natureza e o design.
Para o IED, instituição na qual Igor aprimorou suas habilidades e consolidou sua identidade criativa, essa apresentação enfatiza o sucesso e o impacto de seus alumni no cenário global do design, reafirmando seu papel fundamental na formação de designers que transcendem as fronteiras e expectativas.
Serviço:
IED e The Glitch Camp no Salone del Mobile
Data: 15/04 a 21/04
Local: Piazza Caduti del Lavoro, 5, 20141 Milano, MI, Itália
Sobre o IED
Com quase 60 anos de história e inaugurado no Brasil em 2005 em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2014, O IED ocupa a posição de melhor faculdade de Design e a única integralmente dedicada ao assunto no Brasil. Os cursos oferecidos são de Graduação, Extensão e Pós, além de oficinas e academias. O IED carrega em seu nome 58 anos de história internacional, com 300 cursos de Pós-Graduação, mais de 10 mil estudantes ao ano, 3 mil docentes em suas sedes e mais de 100 títulos de cursos de Graduação, onde mais de 100 mil ex-alunos em 100 nacionalidades diferentes ao todo já cursaram.
Sobre Igor Lima
O Designer amazonense Igor Lima concluiu sua formação em 2018 no Istituto Europeo di Design IED, em São Paulo buscando enriquecer sua bagagem cultural e aprimorar sua capacidade de expressar as memórias e tradições de sua terra natal. Igor complementou seus estudos no IED em Milão e explorou o distante mundo do design em Helsinki, na Finlândia. Simultaneamente, também
Se dedicou a projetos autorais e teve a oportunidade de trabalhar com mão de obra artesanal, especialmente conectado a marcenaria em madeira. Igor se dedicou a estudar as técnicas tradicionais da marcenaria, adotando uma abordagem de design simples e racional, ao mesmo tempo em que explora a riqueza das madeiras nativas e as diferentes formas de trabalha-las.
Um dos traços marcantes do Estudio Igor Lima é a incorporação das referências da floresta, evidenciando o apreço pelas linhas naturais e pelo design único. A filosofia de design do estúdio combina ancestralidade com minimalismo e elegância, nuances inspiradas pelas experiências de Igor ao redor do mundo. Com apenas dois anos de existência, o Estúdio Igor Lima conquistou reconhecimento significativo no setor de design marcando presença em várias feiras, incluindo a MADE 2022 e 2023, a. DW São Paulo em 2023 e 2024, a Berlin Design Week em 2023, e a Expo Revestir em 2024. Suas realizações incluem a nomeação como finalista no Salão Design em 2022 e a premiação no Concurso da Casa Brasileira em 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário