Evento também contará com o VII Simpósio OtorrinoPed, além de palestras, workshops e sessões interativas sobre avanços tecnológicos
Nos próximos dias 05 e 06 de julho, Belo Horizonte recebe o XIII Simpósio Internacional de Otorrinopediatria da Associação Interamericana de Otorrinolaringologia Pediátrica (IAPO) e o VII Simpósio OtorrinoPed. O evento acontecerá no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais e representa a retomada dos Congressos presenciais da IAPO após a pandemia. A expectativa é de que mais de 400 médicos de toda a América Latina venham compartilhar conhecimentos, descobertas e inovações no campo da Otorrinolaringologia Pediátrica e Pediatria. Essa é primeira vez que o Simpósio, que já é uma referência no Brasil e América Latina, é realizado fora de São Paulo.
Serão seis palestrantes dos Estados Unidos e outros 16 de países da América Latina. Ricardo Godinho, otorrinopediatra do hospital Mater Dei, explica que o Simpósio vem sendo realizado no Brasil há 20 anos, sempre contando com palestrantes internacionais de renome. “São 20 anos de história”, pontua. Para ele, é importante trazer a iniciativa para Belo Horizonte já que a cidade é considerada, hoje, uma das mais importantes referências na formação de novos médicos no Brasil e se destaca, também, pela realização de projetos de educação continuada em relação ao cuidado com os ouvidos, nariz e gargantas de crianças.
Com uma agenda abrangente, o evento contará com palestras, workshops e sessões interativas focadas em avanços tecnológicos, tratamento de distúrbios comuns e emergentes, além de práticas cirúrgicas inovadoras. Godinho explica que depois da Pandemia de Covid foram registrados avanços tecnológicos no campo da otorrinolaringologia pediátrica. “Esse encontro acontece num momento importante para a contínua atualização dos médicos em uma das áreas mais dinâmicas da medicina. Problemas relativos à garganta, ao ouvido e ao nariz das crianças representam uma grande parte dos atendimentos nas clínicas e pronto socorros”, explica.
Frequência do adoecimento
Crianças até os seis anos de idade adoecem mais que os adultos, contraindo em média um episódio de resfriado, sinusite, otite ou amigdalite a cada mês. São eventos com febre, prostração, dor de ouvido, nariz entupido, que podem gerar dificuldades para a família, já que muitas vezes essas crianças não podem ir para a escola e isso muda a rotina dos pais.
É comum que as crises ocorram quando as crianças iniciam contato com vírus e bactérias, o que acontece de forma mais intensa nos primeiros dois ou três anos de vida escolar. “Nessa fase, elas ainda não criaram a memória imunológica que fará com que tenham mais facilidade para se defenderem do próximo episódio infeccioso. A imaturidade do sistema imunológico é responsável por essas infecções recorrentes”, explica Godinho, que se dedica exclusivamente ao cuidado de crianças há duas décadas e foi o primeiro médico dessa área a trabalhar exclusivamente com crianças na capital mineira.
Nesse período, ele vem se adequando ao surgimento de novos protocolos e à chegada de equipamentos e novas tecnologias como o uso de endoscópios e a realização de cirurgias de amígdalas e adenoide. Cuida também de crianças que nascem com deformidades nas orelhas, área da medicina em que é igualmente pioneiro. Para esses casos, criou um protocolo de tratamento com micropore que continuamente vem trazendo alívio para as crianças e suas famílias.
Serviço:
- Evento: XIII Simpósio Internacional de Otorrinopediatria da IAPO e VII Simpósio OtorrinoPed
- Data: 05 e 06 de julho de 2024
- Local: Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
- Inscrições e Informações: edu.otorrinoped.com.br/simposioiapo2024
Confira os painelistas que já confirmaram sua participação:
- Richard Rosenfeld (Nova York)
- Daniela Carvalho (San Diego, California)
- Ron Mitchell (Dallas, Texas),
- Brian Reilly (Washington D.C.)
- Alexandra Espinel (D.C.)
- Regie Santos-Cortez (D.C.)
- Tânia Sih (SP) e Dr. Ricardo Godinho (MG)
Sobre a rede Mater Dei de Saúde:
Somos uma rede de saúde completa, com 44 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.
Para a imprensa:
Os organizadores do evento convidam a imprensa para cobrir o simpósio. Mediante solicitação, entrevistas com palestrantes renomados e cobertura das sessões poderão ser combinadas/agendadas. Acesse o site oficial do evento ou entre em contato com a equipe de organização para mais informações (https://www.edu.otorrinoped.com.br/simposioiapo2024).
Nenhum comentário:
Postar um comentário