sábado, 10 de agosto de 2024

As Paralimpíadas e a visibilidade das pessoas com deficiência

 Mackenzie

Por Daniel Dias, Ex-Atleta Paralimpico patrocinado  

pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM)

 

Hoje, num mundo onde a verdadeira inclusão ainda luta para se firmar, os Jogos Paralímpicos emergem como um farol de esperança e mudanças. Não são apenas um evento esportivo qualquer; são um grande palco que mostra o talento, a coragem e o desafio triunfante de indivíduos que se recusam a ser definidos pelas suas limitações – pessoas com deficiência (PCD).

As Paralimpíadas são um caminho onde os participantes desafiam e derrotam os conceitos errados que as pessoas têm em relação à deficiência. O público observa indivíduos superando limitações físicas e mentais que parecem intransponíveis e isso os leva a reavaliar suas percepções sobre as pessoas com deficiência, bem como seus próprios preconceitos. Esses esportistas não deixam que suas deficiências os definam; eles extraem sua identidade de sua habilidade, força, coragem e sucesso que alcançaram na vida. Como sempre digo: “Não é uma deficiência que nos define, o que nos define está dentro de cada um de nós”.

Todo atleta carrega coragem e determinação em seu coração. As suas histórias individuais e a sua odisseia na arena ressoam como reservatórios de inspiração para milhões de pessoas em todos os continentes. Servindo de inspiração para quem os assiste e se interessa pela trajetória que carregam consigo.

Abrindo caminho para uma representação mais justa das pessoas com deficiência na mídia e na sociedade em geral, os Jogos Paralímpicos apresentam histórias e realizações dos atletas, aumentando assim o reconhecimento das capacidades e contribuições para construir um mundo mais inclusivo, onde a deficiência não prejudica seus valores. 

Não apostando apenas em resultados midiáticos, a organização dos Jogos Paralímpicos promove nas cidades-sede investimentos para acessibilidade nas infraestruturas, desde estádios a sistemas de transportes públicos, benefício este que apoia as comunidades locais, uma vez que tende a ser permanente ou, que pelos menos servem para abrir os olhos dos cidadãos para problemas que não eram vistos anteriormente.

Enfim, para mim, os Jogos Paralímpicos são, sem dúvida, um evento de grande peso social no cenário mundial. Por isso, é essencial que continuemos a apoiá-los e a celebrá-los, reconhecendo a sua capacidade única de inspirar mudanças positivas no mundo.

*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie 

É uma instituição privada educacional e de saúde, confessional e sem fins lucrativos. Desde sua fundação, é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no País. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade. 

Ao longo de sua existência, implantou cursos com o objetivo de abranger novas áreas do conhecimento e acompanhar o progresso da sociedade com intensa participação comunitária. Tornou-se reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das mais renomadas instituições de ensino, entre as que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País. Como entidade confessional, promove o desenvolvimento de cidadãos que sejam solidários, responsáveis e busquem a Deus em seus caminhos. 

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos campi São Paulo, Alphaville e Campinas, das Faculdades Presbiterianas Mackenzie em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), bem como das unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de educação básica em São Paulo, Tamboré (em Barueri - SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie Paraná (Curitiba), que presta mais de 90% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR). 

O Mackenzie tem missão cuidadora e educadora, de cultura empreendedora e inovadora.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page