Laura Ribeiro de Jesus compete há quase 10 anos e segue em busca de chegar à final do Campeonato Brasileiro, que ocorrerá em Brasília
Dedicação e paixão pelo karatê. Estas são as duas palavras que podem definir a trajetória de quase 10 anos de competições da atleta Laura Ribeiro de Jesus. Atualmente com 23 anos, a jovem alcança mais uma importante conquista com a vice-liderança no Campeonato Brasileiro de karatê Zonal, em Niterói (RJ), este mês.
A etapa faz parte das seletivas para a final que ocorre em dezembro, em Brasília (DF). No dia 18 de agosto Laura competirá na cidade de Santo Antônio de Posse (SP) e, 14 de setembro, em Monte Sião (MG).
“Essa vitória foi mais uma grande conquista para mim, principalmente porque em fevereiro deste ano acabei lesionando o pé direito e fiquei pouco mais de dois meses parada. Então, quando completou aproximadamente três meses, voltei a treinar, ainda com dores, sem resistência e com baixas esperanças de alcançar o pódio. Mas me dediquei ao máximo e consegui alcançar uma boa posição”, diz a atleta. Ela também compartilha que pretende continuar competindo profissionalmente e que esse é seu sonho desde quando conheceu o karatê.
Treinando desde os 13 anos e participando da primeira competição aos 14 – a qual conquistou medalha de ouro nas modalidades Kata e Shiai Kumite -, Laura conta como conheceu o karatê. “O interesse surgiu quando eu estava no ensino fundamental. Sempre tive muita energia e não sabia como ‘gastá-la’. Um dia, vi em um cartaz na escola que teria aulas de karatê. Então eu e uma amiga decidimos participar e foi aí que eu me apaixonei pelo esporte”, detalha.
A importância do apoio do setor privado ao esporte
No País, atletas de diferentes modalidades ainda encontram desafios para se manterem nas competições, sobretudo por questões financeiras.
De acordo com a recente pesquisa “Esportes para todos? O impacto do dinheiro na formação de atletas no Brasil”, realizada pela Serasa em parceria com o instituto de pesquisa Opinion Box, 42% dos brasileiros sonhavam em ser um atleta profissional, mas, apenas 10% deles chegam ao objetivo – e mesmo após enfrentar as dificuldades para iniciar a carreira, somente 20% consegue de fato se manter na profissão.
Trabalhando como Auxiliar Contábil na Agristar há pouco mais de um ano, Laura ressalta que a viagem a Niterói só foi possível devido ao aporte dado pela empresa. “Quando eu soube que iria disputar em Niterói, fui conversar com o gerente de Marketing, Marcos Vieira, que prontamente levou meu caso a equipe interna responsável e me apoiaram com os custos da viagem. Empresas que possuem essa visão e valores, além de serem um grande incentivo aos atletas, também acabam aumentando sua visibilidade, se associando a aspectos positivos como incentivo constante ao esporte e um ambiente interno humanizado, por exemplo”, comenta.
“Fomentar o esporte nacional por meio de apoios como esse faz parte dos nossos valores, do nosso posicionamento como empresa. Por isso, quando ela nos procurou, logo nos movimentamos para auxiliá-la. Estamos imensamente felizes por mais uma conquista da Laura, sobretudo por termos tornado esse capítulo possível”, diz o gerente de Marketing da Agristar, Marcos Vieira.
“As empresas precisam assumir cada vez mais o compromisso com a responsabilidade social, na construção de um futuro melhor, com mais igualdade, inclusão e oportunidades. E enxergamos o esporte como um dos principais meios para atingir esses objetivos, tendo em vista todo o trabalho psicológico, emocional e social que desempenha”, complementa o supervisor de Contabilidade da Agristar, Alex Moreno.
A empresa de sementes presta apoio a diferentes iniciativas que envolvem práticas esportivas, como a corrida solidária da APAE de Jaguariúna, o Programa Campeões da Vida, do Instituto Guga Kuerten, e o Grupo de Amigos Deficientes e Esportistas de Campinas – GADECAMP. Além de projetos voltados à cultura, como peças de teatro, à doação de sementes, entre outros.
Para finalizar, Laura de Jesus deixa um recado de motivação a outros atletas. “Só vive o propósito quem suporta o processo. Essa é uma frase marcante para mim, que expressa a importância de manter a perseverança e a determinação na jornada rumo aos nossos objetivos. O processo é tão importante quanto o objetivo final, pois através dele conseguimos a experiência, as habilidades e o conhecimento necessário para alcançar o sucesso. Oss”.
Sobre a Agristar
A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com mais de 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário